neste post vamos dar algumas dicas de como organizar temperos e condimentos na cozinha, para deixar suas atividades culinárias mais práticas e prazerosas. Acompanhe e boa leitura!

Como organizar temperos e condimentos na cozinha?

Os temperos e condimentos dão um toque especial aos nossos alimentos. E, se eles têm esse poder de transformar nossa comida, por que não contar com eles também como elementos de decoração na cozinha?

Criar um lugar para colocar as especiarias é uma das primeiras etapas para organizar a cozinha. Ter muitas embalagens e potes em diferentes locais não só polui o ambiente visualmente, mas também atrapalha na hora de fazer as refeições.

Por isso, neste post vamos dar algumas dicas de como organizar temperos e condimentos na cozinha, para deixar suas atividades culinárias mais práticas e prazerosas. Acompanhe e boa leitura!

Como organizar os temperos e condimentos

1. Crie um espaço específico para isso

É importante tentar agregar todas as especiarias em um só lugar. Isso vai ajudar você a encontrá-las rapidamente, evitando perder tempo e também diminuindo o risco de você esquecer algum tempero ou condimento perdido por aí. Se todos os seus armários e gavetas estiverem cheios, coloque na sua bancada bandejas ou caixas de madeira para guardar as especiarias.

2. Tome cuidado com a validade e características os temperos

Muitas vezes, ao comprarmos especiarias, acabamos tirando das embalagens e colocando em outros frascos sem verificar a validade. Essa troca de recipiente geralmente está relacionada a questões estéticas, mas não deixe de ao menos identificar qual é o tempero ou condimento que vai em cada pote e a data de validade que estava na embalagem original.

Para fazer isso, cole adesivos nas tampas ou escreva no potinho. Se essa informação for perdida, pesquise o tempo médio de duração de cada especiaria.

Procure também usar sempre o mesmo pote para cada tipo de especiaria, para não correr o risco de “contaminar” um com o cheiro/gosto do outro – isso acontece muitas vezes mesmo quando lavamos os frascos.

Além disso, em geral, especiarias devem ficar em lugares frescos, secos e sem luz do sol – embora alguns, como a páprica, precisem ser refrigerados. Então, busque um local com essas características para suas especiarias.

3. Categorize

Em vez de amontoar as especiarias em um lugar, tente categorizar os temperos e condimentos, agrupando aqueles que são semelhantes e sinalizando os recipientes. Por exemplo, divida em ervas, pimentas, condimentos defumados, sais, colorantes naturais etc.

Locais e tipos de organizadores de temperos e condimentos

Agora que já vimos como organizar os temperos e condimentos na cozinha, separamos alguns exemplos de locais e tipos de organizadores que você pode usar.

1. Gaveta

A forma mais tradicional de organizar condimentos e pondo-os em uma gaveta. Coloque-os de forma organizada e capriche nas embalagens, criando um efeito mais estético.

2. Caixa ou pallet

Caixas usadas e pallets também são uma boa escolha para guardar seus temperos e condimentos. Além de serem bastante econômicos, dão um ar vintage chic à cozinha.

3. Parede ou porta

Se você tiver um espaço escondido na parede e até mesmo nas portas da cozinha e dos armários, é possível transformá-los em um local para suas especiarias. Coloque uma estrutura leve para organizar as embalagens. Se tiver crianças e/ou animais em casa, coloque a estrutura em lugares mais altos e inacessíveis a eles.

4. Porta-temperos magnético

Os porta-condimentos magnéticos também são opções legais para organizar os recipientes, tendo-os sempre à mão. Em geral, esses porta-temperos magnéticos são pequenos potes de plástico ou metal que são presos à geladeira ou outra superfície metálica com um pedaço de ímã.

5. Porta-condimentos de bancada

Se você preferir organizar as especiarias na bancada da cozinha, escolha suportes de diferentes modelos, como de plástico, metal, madeira, vidro ou coloque todos em uma bandeja.

6. Recipientes sob a pia da cozinha

Uma ideia diferente é colar um pedaço de ímã na tampa de cada recipiente de especiaria, e depois colocar um pedaço de ímã embaixo da pia, onde os potes ficarão presos. Contudo, essa dica só funcionará com frascos leves, como os de plástico.

Para fixar recipientes de vidro, por exemplo, o ideal é furar os armários e prender a tampa dos recipientes com um prego ou parafuso. Dessa forma, quando for usar, é só girar para tirar a parte inferior.

7. Prateleiras

As prateleiras do tipo canaleta são uma boa alternativa para guardar as especiarias de maneira fácil, pois não ocupam espaço na bancada. Prateleiras com barra deixam os frascos mais protegidos contra queda.

Se você tem uma parede de lousa, aproveite para identificar os potes de especiarias. Há vários tipos de prateleiras que podem ser vistas no mercado e, se você gosta de colocar a mão na massa, pode criar sua própria prateleira. Se não puder colocar as prateleiras na parede, uma alternativa é pô-las na lateral de algum armário. 

8. Suporte de parede

Existem diversos tipos de suporte de especiarias para parede. Um modelo bastante usado é o que permite o encaixe em barras de utensílios. Há também alternativas de suporte que podem ser fixadas na parede. Outra opção é fixar ganchinhos em uma parede, armário ou prateleira.

9. Tubos de ensaio

Outro modo criativo de guardar temperos e condimentos e decorar a cozinha é usar tubos de ensaio como porta-especiarias. Eles podem ser colocados em um suporte para bancada ou para parede.

Essas são nossas dicas de como organizar temperos e condimentos na cozinha. Esperamos que, com elas, você consiga manter sua casa organizada e prática. E, para encontrar as melhores dicas para o lar, continue acompanhando nosso blog!

Compartilhar:

Deixe uma resposta