Tipos de cortina: saiba como escolher o modelo ideal

Na hora de decorar a casa, focamos nos móveis, nos eletrodomésticos, nos quadros e luminárias e também nos objetivos decorativos. No entanto, há um elemento que não pode ficar de fora desse planejamento e que faz toda a diferença para a ambientação que se quer criar e para a cara da casa: são as cortinas.

Mas não é só estética: a escolha do melhor tipo de cortina para sua casa vai depender do ambiente e da proposta de cada cômodo.

No quarto, obviamente é necessária uma cortina que bloqueie bem a luminosidade e garanta um sono tranquilo. Na sala, especialmente se houver TV, é preciso garantir uma alternativa prática para que a luz não reflita na tela do aparelho.

Por tudo isso, neste post separamos os principais tipos de cortina e o que você deve levar em consideração na hora da escolha. Acompanhe!

Tipos de cortina: entenda as diferenças

As principais alternativas são:

Cortina rolo

Trata-se do modelo em que a cortina é recolhida de baixo para cima. É uma opção prática e que proporciona um bom controle da luminosidade, podendo, inclusive, ser automatizada. Uma das grandes vantagens desse tipo de cortina é a discrição, já que o tecido se esconde em forma de rolo na parte superior, ficando totalmente escondido quando recolhido – sobretudo quando há rebaixamento em gesso.

Existe uma variedade incrível de acabamentos e tecidos, que vão desde o blecaute até materiais mais finos que permitem a passagem da luz natural de forma difusa, o que dá um charme todo especial ao ambiente.

Cortina plissada

Usada tanto em quartos quanto em salas, a cortina plissada é aquela em forma de sanfona. Assim como a cortina rolo, ela se recolhe totalmente, ficando bastante discreta quando aberta, e também pode bloquear toda a luminosidade ou permitir a luz difusa. Essa é uma ótima opção para trazer delicadeza e modernidade aos ambientes.

Cortina de voil

São cortinas feitas com um tecido bastante fino e translúcido, proporcionando bloqueio parcial da luz e deixando o ambiente mais aconchegante e com mais privacidade. As cortinas de voil podem ser aplicadas em uma ou mais camadas e, geralmente, acompanham outros tecidos, como o blecaute, servindo como complemento para gerar diferentes ambientações.

Cortina de sarja

A sarja é um tecido mais grosso e que proporciona bom bloqueio da luminosidade, sendo bastante utilizada em quartos. Também combina bem com o voil, deixando o caimento e acabamento mais bonito.

Cortina blecaute (blackout)

Recomendada para os quartos, a blecaute, como o próprio nome sugere, pode impedir (dependendo da instalação) a entrada de até 100% da luz. Como vimos, elas podem vir acompanhadas das cortinas de voil e também podem ser utilizadas na sala de TV.

Cortina duofold

Trata-se de um sistema bastante moderno que permite que a cortina seja recolhida tanto para cima quanto para baixo, seja em dobras ou de forma plissada. Essa é uma alternativa atraente e sofisticada e pode ser utilizada inclusive em escritórios. A grande vantagem da cortina duofold é a total liberdade para controlar a entrada de luz, tanto por cima quanto por baixo, dependendo da incidência solar sobre o ambiente.

Persiana filetada

Este é o modelo mais comum e conhecido de persianas: podem ser de PVC, metal, tecido ou madeira; verticais ou horizontais. A persiana filetada tem duas grandes vantagens práticas: eles podem ser recolhidos totalmente, dando discrição ao ambiente, e podem ser fechados em diferentes inclinações, controlando bem a entrada de luz e luminosidade.

O material escolhido é o que vai fazer toda a diferença. As de madeira e as de tecido são as que possuem um apelo decorativo mais alto, já que as de PVC e metal costumam ser muito frias e neutras. Quando falamos de persianas filetadas, é preciso levar em conta que elas são bastante difíceis de limpar e, dependendo da instalação e do material, podem entortar e quebrar.

Persiana double vision

As persianas de dupla visão são uma variação da persiana rolo. A grande diferença é que ela é feita por faixas de tecido e tela que sobem e descem de forma intercalada. Dessa forma, esse tipo de cortina permite um bom controle da luminosidade e da privacidade, já que há total liberdade para combinar as faixas.

Persiana romana

São persianas com estrutura de varetas e feitas de tecido que se sobrepõem em dobras. São opções bastante sofisticadas e podem ser usadas em diversos ambientes e aberturas. Elas podem ser feitas de uma grande variedade de materiais, do linho e tecidos blecaute, ou seja, a escolha vai depender da proposta para o ambiente.

Como escolher o modelo ideal?

Agora que conhecemos os principais tipos de cortina, vamos ver o que considerar para escolher o modelo mais apropriado para a sua casa:

  • Meça a janela: a largura e altura da abertura vão influenciar diretamente no tipo de cortina. Ao medir, considere uma folga de cerca de 20 centímetros para cada lado. Na hora de montar as cortinas, mantenha uma distância de, pelo menos, 10 centímetros do batente da janela.
  • Varão ou trilho: as cortinas podem ser fixadas com varões ou por trilhos. Essa escolha vai depender do ambiente e também do estilo da cortina escolhida. Os trilhos são fixados no teto ou no forro; já o varão pode ser preso tanto na parte superior quanto na parede, e em qualquer altura.
  • Altura e caimento: o usual é que as cortinas sejam feitas com sobra de cerca de 2 centímetros no comprimento. Dependendo do modelo, como acontece nas cortinas de tecido verticais, a sobra nas laterais é importante para que o tecido fique ondulado e dê um acabamento mais elegante.

Essas são nossas dicas de tipos de cortina e como escolher o modelo ideal. Esperamos que, com elas, você consiga decorar sua casa de forma aconchegante e que agrade a você e suas visitas. E, para encontrar as melhores dicas para o lar, continue acompanhando nosso blog!

SAIBA MAIS

👉 10 dicas para manter a casa organizada
👉 Material escolar: 18 dicas pra você economizar durante o ano todo

Aproveite para nos acompanhar no facebook e no instagram 

Compartilhar:

Deixe uma resposta