10 dicas para manter a casa organizada

“Pode entrar, mas não repare na bagunça”. Quase todo mundo já ouviu ou disse essa frase, não é mesmo? Afinal, ter uma casa organizada, como aquelas que vemos nas revistas ou na novela, é a vontade de todos. Mas sabemos que, na correria do dia a dia, isso muitas vezes não é possível.

A falta de tempo hoje acumula trabalho para amanhã e assim cria-se uma bola de neve da desorganização. Quando paramos para respirar, principalmente quando vamos receber alguém, é que percebemos o tamanho da bagunça.

Felizmente, manter a casa organizada é uma simples questão de hábito. Assim como outras tarefas domésticas, basta fazer um pouquinho sempre que possível para que as tarefas não se acumulem. Assim, fica muito mais fácil criar uma rotina em que o espaço se mantenha sempre bem organizado.

Pensando nisso, neste post reunimos 10 dicas para você manter a casa organizada e não ter que fazer tudo às pressas quando a visita estiver chegando. Acompanhe!

1. Guarde somente o necessário

Muitas pessoas têm o hábito de guardar muitas coisas em casa, muitas das quais provavelmente não vão precisar ou utilizar, seja roupas, acessórios, livros ou outras coisas do lar. É aquele sentimento: “e se eu precisar disso um dia?”. Não se torne um acumulador e guarde apenas o que que realmente é utilizado no seu dia a dia.

Uma boa medida é tirar um dia para fazer uma limpa no guarda roupa e nos demais armários e gavetas da casa para ver o que pode ser retirado, para ser vendido ou doado.

2. Maneire nas compras

Livrar-se de peças de roupa que você não costumava usar ou daquele jogo de copo que estava parado, não significa que você deve ir em busca de substitutos. Como vimos, um dos segredos para manter a casa organizada é contar somente com o necessário.

E atenção: isso vale também para os alimentos. Quando for à feira e ao supermercado, compre somente o que consumirá nos próximos dias. Para isso, sempre planeje suas compras e vá com uma listinha em mãos.

3. Defina um lugar para cada coisa

Falamos sobre criar uma rotina que torne mais fácil manter a casa organizada, e esse é um dos passos mais importantes. Tenha um lugar determinado para tudo. Assim, ao chegar em casa, os sapatos não ficarão jogados na sala e as chaves do carro não estarão todo dia em um lugar diferente; quando terminar de ler um livro ou assistir a um DVD, devolva-os à estante e assim por diante.

4. Seja metódico

Dobrar as roupas de forma padronizada, organizar os potes no armário da cozinha ou os livros na estante podem parecer só manias chatinhas que nossos pais mantinham, mas fato é que esses pequenos hábitos ajudam e muito a manter a casa organizada.

Não tenha preguiça e, assim que tirar as roupas do varal, dobre-as corretamente e de forma padronizada. Além de manter o guarda roupa mais ajeitado, sua vida vai ficar mais fácil na hora de encontrar o que você procura.

Sabe aquela gaveta em que jogamos tudo: canetas, pilhas, agulhas e tudo mais? Ou o armário das peças e formas? Organize esse tipo de espaço também. Um dos principais comportamentos para não voltar a bagunçar a casa desnecessariamente é saber onde está o que você procura e/ou não precisar revirar o armário para encontrá-lo.

5. Não tenha preguiça de guardar tudo

Sabe aquele cabideiro no quarto, os ganchinhos na parede do banheiro ou até mesmo ao lado da porta de casa? Esses acessórios, embora práticos, são aliados de uma boa bagunça. Isso porque, em vez de guardar as coisas, você vai acabar criando uma extensão do seu guarda roupa. Portanto, não tenha preguiça e crie o hábito de colocar todos os itens em seu devido lugar sempre.

6. Crie categorias

Para conseguir manter a casa organizada e determinar um lugar para cada coisa, é importante definir categorias. Por exemplo: no armário, guarde as camisetas em uma prateleira, as calças em outra; coloque as roupas de baixo em uma gaveta e guarde as meias e cintos em outro espaço.

A categorização facilita a rotina e permite que você entre no “modo automático” para organizar o ambiente. Outro exemplo: nas gavetas do escritor ou da sala, define o que vai em cada gaveta. Se forem itens muito pequenos – como agulhas ou alfinetes – compre ou faça organizadores, que permitam manter os objetos separados.

7. Limpe os espaços sempre que puder

O dia da faxina é um dia corrido e mesmo que você conte com os serviços de uma diarista, o serviço pode levar horas. Por isso, crie o hábito de manter os ambientes limpos sempre.

Pense: é muito mais fácil varrer o chão da sala todos os dias do que deixar para limpá-lo somente aos finais de semana. O mesmo vale para utensílios, talheres e até mesmo os itens que vão na geladeira (por que não guardar tudo já limpinho?). Assim, além de facilitar a sua vida, você garante que a pessoa responsável pela faxina não fique sobrecarregada e consiga fazer um serviço ainda melhor.

8. Seja contido na decoração

Em casa, muita gente tem o costume de expor seus livros, lembranças de viagens, presentes de amigos, entre outros objetivos. No entanto, é preciso ter em mente que quanto mais objetos espalhados pela casa, mais coisa para limpar. Pensando nisso, deixe à mostra apenas aquilo que você realmente gosta e que considera crucial para a decoração da sua casa.

9. Reúna toda a família neste esforço

Viver com os filhos e com o parceiro pode deixar a tarefa de manter a casa organizada mais difícil. Por isso, é importante que haja uma conversa em família para alinhar esses pequenos hábitos do dia a dia e garantir que todos sigam a mesma ideia.

Nesse caso, a dica é ter um lugar específico para cada coisa e criar hábitos importantes como: fazer a cama todas as manhãs, lavar a louça assim que usar, arrumar a sala quando se recolher, etc.

10. Tenha um lugar para bagunças inesperadas

Por fim, sabemos que é impossível manter a casa organizada 100% do tempo. Cada um tem uma rotina diferente e o cansaço às vezes pode ser maior do que a vontade de deixar tudo em seu lugar. E não há problema nisso!

Uma dica para encarar esses momentos é ter determinado um lugar da casa, como uma gaveta ou uma porta menos utilizada do armário, para deixar pequenas bagunças, como papéis, correspondências, carregadores de celular, um par extra de pilhas para o controle da TV, enfim, essas pequenas coisas que sempre acabam se perdendo e indo parar no lugar errado, e deixam a casa com cara de desorganizada.

Essas são nossas dicas para você manter a casa organizada e sempre aconchegante. Esperamos que com elas, você consiga criar bons hábitos e manter uma rotina de organização. E, para encontrar as melhores dicas para o lar, continue acompanhando nosso blog!

SAIBA MAIS

👉 Tipos de cortina: saiba como escolher o modelo ideal
👉 Material escolar: 18 dicas pra você economizar durante o ano todo

Aproveite para nos acompanhar no facebook e no instagram 

Compartilhar:

Deixe uma resposta