Como escolher a caixa organizadora para a sua casa

Em se tratando de arrumação da casa, itens que não possuem um local específico para serem armazenados são uma ameaça à organização, em especial quando não há muito espaço ou móveis disponíveis.

Nesse sentido, um dos maiores aliados que você pode ter é a caixa organizadora, que é uma ótima alternativa para guardar objetos em diferentes ambientes da casa e deixar tudo arrumado.

Por isso, neste post ajudamos você a usá-las, com dicas para escolhê-las conforme o material, o tamanho e a utilidade. Confira e boa leitura!

Como escolher a caixa organizadora

Por material

O material da caixa organizadora é questão de preferência pessoal, mas também está ligado ao uso (que veremos adiante). Itens mais pesados precisam ser guardados em caixas com materiais mais resistentes. Se quer deixar os objetos à mostra, utilize caixas transparentes; caso contrário, prefira materiais opacos.

Acrílico

As caixas organizadoras de acrílico são mais charmosas e elegantes, e possibilitam que o conteúdo seja visto mais facilmente, deixando o ambiente mais prático.

Papelão

Uma vantagem das caixas organizadoras de papelão é que você pode fazê-las em casa usando caixas de sapatos decoradas. Mas, se não tiver muitas habilidades manuais nem tempo, é possível comprá-las prontas, basta adquirir as que já são decoradas ou decorá-las de maneira simples.

Elas são ótimas, por exemplo, para guarda-roupas: é só colocar etiquetas para indicar o que está guardado na caixa e elas ficam super funcionais, além de ajudar a otimizar espaços. Nos escritórios, também são úteis para deixar tudo à mão. Mas lembre-se: o ideal é que em caixas de papelão guardemos objetos leves e pequenos para não danificá-las.

Plástico

Alguns modelos de caixas organizadoras de plástico encaixam entre si, otimizando o espaço. Se escolher caixas transparentes, elas serão ótimas, por exemplo, para organizar os brinquedos das crianças, para que elas consigam ver onde está o que querem. Caixas organizadoras de plástico também são muito boas nos banheiros, pois não há perigo de estragar caso molhem.

Se quiser que o ambiente fique mais descontraído, use tampas coloridas – esse tipo de caixa funciona bem para sapatos, nos guarda-roupas e em quartos de crianças, decorando e organizando ao mesmo tempo. As caixas transparentes também ajudam a deixar os espaços mais clean e originais.

Por formato e tamanho 

O tamanho da caixa também depende do seu uso. Como alguns objetos são menores que outros, escolha o tamanho conforme a utilização. Assim, você economiza espaço e deixa os itens mais organizados dentro delas.

Caixas com tampa

As tampas conferem delicadeza às caixas organizadoras. Por terem tampa, é interessante usar etiquetas nessas caixas para identificar o que está contido nelas. Funcionam muito bem para decorar e organizar closets, estantes e lavanderias e para guardar sapatos, por exemplo.

Caixas grandes e pequenas

Caixas grandes são indicadas para objetos grandes; caso contrário, os itens pequenos acabam ficando “perdidos” dentro delas, e é difícil de achá-los. Já caixas pequenas, devem ser usadas para itens menores.

Do ponto de vista de decoração, pode ser interessante mesclar caixas grandes e pequenas, criando um visual interessante. Já em ambientes externos, como varandas, prefira usar caixas organizadoras grandes – se precisar guardar itens pequenos nesses ambientes, coloque as caixas pequenas dentro das grandes.

Por utilidade

É o principal aspecto que você deve levar em consideração na hora de escolher a caixa organizadora. Como elas são multiuso, muitas servirão para mais de um ambiente e função. Apenas cuide para que o uso seja compatível com tamanho, material e lugar. Por exemplo, se for guardar objetos que podem absorver umidade ou se for colocá-la em um ambiente que pode molhar, evite as caixas de papelão.

Banheiro

Em banheiros sem armário, as caixas organizadoras são ótimas para deixar tudo arrumado. Você pode facilitar ainda mais o trabalho identificando-as, usando etiquetas ou canetas próprias para escrever em plástico e acrílico. Em banheiros, também é uma boa ideia usar caixas aramadas e de vime.

Cozinha

Dependendo do material, é possível colocar caixas organizadoras na geladeira. Elas ajudam a manter os alimentos bem acondicionados e facilmente localizáveis. Também pode-se usá-las nas gavetas para organizar os alimentos não perecíveis. Outro uso para elas é deixar os utensílios sempre em ordem, podendo ser usadas nos armários ou gavetas. 

Do ponto de vista decorativo, elas ajudam a dar o tom do ambiente: por exemplo, se quiser uma cozinha mais rústica, use caixas organizadoras feitas de caixotes de madeira, que se assemelham a gavetas. Se não quiser que elas fiquem muito visíveis, escolha locais mais escondidos, como o alto dos armários, para colocá-las.

Ambientes infantis

Seja o quarto das crianças ou quarto de brincar, os pequenos precisam ter seus brinquedos e livros à mão, e as caixas organizadoras são ótimas para isso. Além disso, elas servem muito bem para incrementar a decoração nesses ambientes. Alterne caixas de tons neutros com caixas coloridas para dar um toque especial e cheio de estilo à decoração.

Joias e maquiagem

Não importa se você guarda e maquiagem no banheiro ou no quarto: esses itens merecem um lugar bonito e organizado só para eles. Assim, escolha uma caixa organizadora temática para cosméticos e maquiagem, de preferência compartimentada, para que os objetos fiquem separados e não se percam uns entre os outros.

Lavanderia e produtos de limpeza

A lavanderia também é um local indicado para ter caixas organizadoras, principalmente para guardar os produtos de limpeza, que devem ficar fora do alcance de crianças e animais.

Por isso, prefira os modelos com tampa e que sejam resistentes, para evitar que sejam danificados pelos animais, pelas crianças ou pela umidade. Também identifique quais produtos estão em cada caixa, para evitar deixar itens mais nocivos à mão.

Materiais de escritório e papelaria

No escritório, como os objetos são em sua maioria pequenos e leves, as caixas de papelão são bastante indicadas para deixar tudo mais organizado. Entre itens que devem ser guardados nas caixas para evitar que sejam perdidos estão: documentos, canetas, materiais de papelaria etc. Só não esqueça de etiquetá-las para facilitar na hora de buscar os objetos.

Quartos

Nos quartos de solteiro e com home office, as caixas organizadoras ficam ótimas em prateleiras, deixando o espaço mais bonito. Nos quartos infantis, elas também podem ser usadas no guarda-roupa, para facilitar a vida dos pequenos. No quarto do bebê, são especialmente úteis para guardar fraldas e outros itens que precisam estar sempre ao alcance.

Nos quartos dos adultos, elas também entram no guarda-roupa, em especial na função de gavetas, para os armários que não as possuem. Além de serem imbatíveis na organização de acessórios e roupas em outros locais do quarto que não o armário.

Elas também contribuem para a decoração. É possível inovar revestindo-as com papel de parede que combine com o espaço, dando um toque minimalista ao ambiente. Podem ser usadas ainda como nichos embutidos, embaixo da cama ou enfeitando a mesa. Uma infinidade de opções e de utilidades!

Essas são nossas dicas para você usar a caixa organizadora. Esperamos que com elas, você consiga estabelecer ambientes mais organizados e bem decorados. E, para encontrar as melhores dicas para o lar, continue acompanhando nosso blog!

SAIBA MAIS

👉 Tipos de cortina: saiba como escolher o modelo ideal
👉 Lista de utensílios de cozinha que não podem faltar na sua casa

Aproveite para nos acompanhar no facebook e no instagram 

Compartilhar:

Deixe uma resposta