10 dicas incríveis para quem quer montar sua área de churrasco e deixar esse cantinho aconchegante e funcional. Acompanhe!

10 dicas incríveis de como montar uma área de churrasco

Área de churrasco é uma das paixões nacionais. Não à toa, apartamentos com churrasqueira na sacada estão cada dia mais comuns e é difícil encontrar uma casa que não tenha uma churrasqueira preparada para o almoço de domingo.

Justamente por ser muito utilizada, a área de churrasco é alvo de quem busca uma decoração agradável para receber amigos e familiares. E engana-se quem pensa que não há muito o que fazer no ambiente: dos objetos de decoração ao tipo de churrasqueira escolhida, montar uma área de churrasco é uma tarefa bastante versátil e que pode se adaptar aos mais diversos gostos.

Pensando nisso, neste post separamos 10 dicas incríveis para quem quer montar sua área de churrasco e deixar esse cantinho aconchegante e funcional. Acompanhe!

Como montar uma área de churrasco: 10 dicas essenciais

1. Lembre-se da cobertura

Churrascos acontecem, faça chuva ou faça sol. Por isso, é importantíssimo garantir que a área da churrasqueira seja coberta para que uma chuva inesperada não acabe com a diversão. É necessário considerar também a necessidade de um lugar para se esconder nos dias de sol a pino, principalmente no verão.

Se você não se planejou para essa estrutura, não se preocupe. A cobertura pode ser feita de diversos materiais, como toldos, guarda-sol, uma árvore que proporcione bastante sombra etc. A criatividade é que vai decidir o melhor desenho.

2. Aposte em uma decoração funcional

A área de churrasco, ou espaço gourmet, é um lugar para cozinhar, comer, beber e conversar. Sendo assim, deve ser um local prático e funcional, que permita guardar todos os objetos e produtos que precisam ser armazenados e que facilite a locomoção das pessoas.

Uma boa alternativa é investir em móveis que podem ser removidos facilmente, como armários com rodinhas e cadeiras ou banquetas dobráveis. Já mesinhas pequenas, com rodízios ou não, são uma saída interessante para apoiar itens, como copos, petiscos e pratos.

3. Otimize o espaço

Na grande maioria dos casos, a área de churrasco não é muito grande. Isso significa que é necessário saber aproveitar todo e qualquer espacinho, justamente para torná-lo mais funcional. Bancadas para servir, bancos compridos para sentar, nichos para guardar as coisas mais utilizadas, enfim, o importante é garantir conforto e praticidade.

4. Pegue leve na decoração

Por maior que seja sua área de churrasco, isso não significa que você deva enchê-la de objetos decorativos em todo o canto. Na hora de escolher a decoração, aposte em itens menores, mais leves e mais práticos de serem movidos caso seja necessário.

5. Invista no verde

Nessa mesma linha, vasos e plantas são ótimos acompanhantes para a área de churrasqueira. Quem mora em casa, pode aproveitar para fazer a integração do espaço com o jardim, sobretudo se tiver piscina, tornando-o ainda mais aconchegante e bem decorado.

6. Vá além da churrasqueira

A área de churrasco é chamada por muitos de espaço gourmet justamente porque as pessoas estão pensando além da churrasqueira. Com alguns toques de decoração, é possível criar um espaço de muito bom gosto e em mais sintonia com o restante da casa.

Para isso, pense bem no tipo e no acabamento da churrasqueira – há muitas opções além do concreto e dos tijolinhos! Aposte também em mesas, cadeiras, pufes e bancadas, e dê uma vida especial ao cantinho.

7. Escolha a churrasqueira certa

Em qualquer churrasco, a estrela é a churrasqueira. Por isso, invista em um modelo que seja de boa qualidade, tanto no que se refere à sua funcionalidade quanto ao seu acabamento. Hoje em dia, existem churrasqueiras de diferentes materiais.

É importante também considerar a frequência com que você a utiliza e para quantas pessoas costuma cozinhar. Isso vai influenciar no tamanho da churrasqueira que você tem que adquirir.

8. Atenção aos utensílios e equipamentos

A área de churrasco não é só um lugar para fazer bons assados, mas um espaço em que são feitas refeições, que, em muitas ocasiões, se estendem por horas e horas.

Sendo assim, alguns itens precisam estar ao alcance, como uma geladeira ou caixa térmica ou um fogão para fazer preparos complementares, um ventilador para os dias de calor, além dos utensílios como talheres, tábuas de corte, potes, entre outros.

Todos esses elementos, aliás, vão contribuir para a decoração do ambiente e, por isso, devem ser bem escolhidos.

9. Pense na hora da limpeza

É difícil um churrasco que não faça sujeira. Por mais cuidado que tenhamos, a gordura dos alimentos acabam respingando no chão e nas paredes e torna as louças muito mais difíceis de lavar.

Pensando nisso, invista em revestimentos laváveis para as paredes e em pisos fáceis de limpar. Use o mesmo critério na hora de escolher as louças. A dica é: quanto mais lisa a superfície, melhor.

10. Cuidado com a fumaça

Seja em condomínio, apartamento ou casa, a área de churrasco deve ser pensada com cuidado para que a fumaça não volte para dentro de casa e não atrapalhe os vizinhos. Assim, além das chaminés bem instaladas, pode-se considerar manter o restante da casa fechada durante o preparo do churrasco.


Essas são nossas dicas de como montar uma área de churrasco. Esperamos que, com elas, você consiga criar um espaço aconchegante e funcional. E, para encontrar as melhores dicas para o lar, continue acompanhando nosso blog!

SAIBA MAIS

👉 Tipos de cortina: saiba como escolher o modelo ideal
👉 Material escolar: 18 dicas pra você economizar durante o ano todo

Aproveite para nos acompanhar no facebook e no instagram 

Compartilhar:

Deixe uma resposta